Fonte riquíssima de mineral, o cálcio é um nutriente muito importante para o funcionamento do corpo. Ele possui diversas funções no organismo, sendo a formação de ossos e dentes a principal delas.
O cálcio tem ainda participação nas funções neuromusculares e atua como mensageiro no interior das células. Ele ainda é muito importante à coagulação, uma vez que é responsável pela ativação de fatores que possibilitam esse processo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde recomenda-se que um adulto ingira, em média, 1000 mg de cálcio diariamente. Essa quantidade varia de acordo com a idade e também levam em consideração se a mulher está ou não grávida.
Ele é responsável pelo funcionamento adequado dos músculos, nervos e coração. Para saber se os níveis de cálcio no sangue estão então dentro dos limites normais, é necessário realizar o exame de cálcio. Geralmente, esse exame é solicitado quando a pessoa apresenta uma doença dos rins, ossos ou nervos. Os leites e seus derivados, são sem dúvida as principais fontes de cálcio, mas alguns peixes e vegetais também podem fornecer esse nutriente.
Como: - Laranja-lima (180g) – 56 mg de cálcio. - Leite integral ( 1 copo) – 295 mg de cálcio. - Mamão formosa (170g) – 42 mg de cálcio. - Pão de queijo (2 unidades médias) – 41 mg de cálcio. - Pescada frita (120g) – 454 mg de cálcio. - Queijo fresco (56 g) – 324 mg de cálcio. - Sardinha assada (50g) – 219 mg de cálcio. O exame de cálcio pode ser realizado em qualquer unidade do Exame Brasil e seu resultado sai em no máximo 2 dias úteis. Informações: 11 4902.0202 WhatsApp: 11 97245.5095 fonte: OMS – Organização Mundial da Saúde