Muitas pessoas têm ficado em dúvida em qual exame realizar para detectar o vírus da doença COVID-19, isso porque hoje existem diversos métodos no mercado. Para ajudar a entender um pouco sobre os exames e o período correto para a realização, confira abaixo a metodologia e utilidade de cada exame.
Teste por RT-PCR: Atua amplificando uma sequência genética específica do vírus, utilizando primers que detectam regiões do RNA Viral. Assim, o teste molecular é indicado durante o percurso agudo da doença, quando a carga viral é mais alta. Método padrão ouro para o diagnóstico definitivo na fase aguda da doença. Altamente específico, detecta o material genético do vírus, que é composto por RNA. Realizado em secreções respiratórias. Ainda não foi definido o protocolo para o momento ideal para realizar o teste, acredita-se que na fase aguda sintomática a sensibilidade seja maior e por isso sugere-se que seja coletado nos primeiros dias de sintomas. A partir do 7º dia, a chance do exame vir positivo é menor.
COVID-19 Ag: Realiza o diagnóstico na fase aguda da COVID-19. A coleta é por swab nasofaringe e tem resultado mais rápidos, que permitem agilidade na tomada de decisão. Com essa nova metodologia é evidenciada a possibilidade de diagnóstico rápido por SARS-CoV2 em fase aguda, antes detectada apenas pela metodologia RT-PCR que levava em média de 3 a 7 dias úteis, o novo teste COVID-19 Ag leva apenas 24 horas para o resultado final. Sugere-se colher após o 3º dia de sintomas. É importante ter a orientação e o acompanhamento de um médico especialista.
Sorologia: Diferente da RT-PCR, verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Isso é feito a partir da detecção de anticorpos IgA, IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2. Nesse caso, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente. Para que o teste tenha maior sensibilidade, é recomendado que seja realizado, pelo menos, 7 dias após o início dos sintomas. Isso se deve ao fato de que produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo após a exposição ao vírus.
Teste Rápido: O teste rápido para COVID-19 DO Laboratório Exame Brasil detecta IgG e IgM presentes em amostras humanas de soro, sangue ou plasma, próximo de 99% de sensibilidade. Ele é realizado de forma qualitativa não apresenta valores numéricos em relação a quantidade de anticorpos, indica apenas se é ou não reagente. A vantagem desses testes seria a obtenção de resultados rápidos para a decisão da conduta. É indicado a partir do 7º dia de sintomas.
Realize seu exame no Laboratório Exame Brasil Informações: 11 4902.0202 WhatsApp: 11 97247.5095
Biografia: Eco diagnósticos / Hermes Pardini